quinta-feira, 16 de setembro de 2010

- Política chinesa



- A China tornou-se república em 1912, depois que uma revolução derrubou a dinastia Manchu. A fome e as doenças freqüentes na China há séculos grassaram mais do que nunca. Em 1949, o Partido Comunista Chinês alcançou o poder na China continental. Os nacionalistas constituíram um governo na ilha de Taiwan. O governo socialista fez da China uma das mais importantes potências do mundo. Na década de 1960, a China rompeu com a U.R.S.S. Em 1971, a China passou a fazer parte da Organização das Nações Unidas (ONU).

- O governo chinês é dominado por três organizações - o Partido Comunista Chinês, os militares e uma ramificação do governo conhecida como Conselho de Estado. Quase todos os líderes militares e do Conselho de Estado também ocupam altos cargos no Partido Comunista. Assim, o Partido Comunista exerce uma ampla participação política.

- A China tem o maior partido comunista do mundo. A constituição do Partido Comunista estabelece que o Congresso Nacional do Partido é o mais elevado órgão decisório da organização. O congresso tem cerca de dois mil representantes, escolhidos pelos membros do partido, em todo o país. Na verdade, o congresso tem poucos poderes. Em geral, ele aprova automaticamente as diretrizes políticas nacionais traçadas pelo Comitê Central do partido e pelo Politburo (comitê político). O Comitê Central é formado por cerca de 200 líderes do partido

- A constituição da China estabelece que o Congresso Nacional do Povo é o mais importante órgão deliberativo. O Partido Comunista escolhe os candidatos que deverão concorrer ao congresso. As pessoas elegem os representantes que escolherão os membros da lista de candidatos do partido. Esses membros têm mandatos de cinco anos. O congresso executa diversos encargos legislativos. Mas, na prática, não tem poder real. Sua principal função é transmitir as diretrizes políticas do governo nacional e do partido aos escalões mais baixos do governo. O conselho é chefiado pelo primeiro-ministro, o chefe de governo da China. O Congresso Nacional do Povo aprova a escolha do primeiro-ministro, que é nomeado pelo Comitê Central do Partido Comunista.

- Atualmente, desde Mao Tsé-Tung e a Revolução de 1949 o país é comunista. Nos anos 70 houve uma séria de reestruturações lideradas por Deng  Xiaoping, o que possibilitou que a China se transformasse no que ela é hoje. Essas mudanças não alteraram, porém, o poder do Partido Comunista Chinês dentro do país. O regime continua "fechado" apesar de haver superado a barbárie do período maoísta. Ela é governada pelo partido comunista, mas sua economia está aberta e é parecida com o capitalismo, no que tange comércio exterior pelo menos.
Na realidade pouca gente fala de como realmente é na China, em questão de salários e comércio interno. O que se sabe que existe muita gente ganhando pouco, mas que os itens de primeira necessidade são muito baratos.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. seu mer da de mae vadia da porra desgraça
    seu pe tem chule ta tudo errdo tem que matar uma porra dessa

    ResponderExcluir
  3. se fuder tem que mata unha porra de ssa seu desgraçado fela da puta da porra ta eerrada

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela ajuda ,mesmo que algumas pessoas, são mal agradecidas e não sabe agradecer mas eu agradeço

    ResponderExcluir